Subscribe:

Ads 468x60px

January 30, 2011

Jundiaí (SP)

Frio. Na realidade é assim que eu costumava 'caracterizar' a cidade de Jundiaí até hoje, domingo, 30 de janeiro, dia em que eu acabo de voltar de lá e com muito calor, fora do comum!! Uma família muito especial mora lá e eu e minha família fomos visitá-los nesse final de semana. Viajo para Jundiaí pelo menos 4 ou 5 vezes por ano para visitá-los e sempre, SEMPRE faz muito frio. Uma cidade cheia de subidas e descidas. Tudo isso devido à Serra do Japi. Muito bonita, por sinal e que localiza-se nos municípios de Jundiaí, Cabreuva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus, todos no Estado de São Paulo. E, atinge 350 km² de extensão.
A respeito do nome da Serra 'Japi', há duas versões: A primeira delas liga o nome Japi a um pássaro que habitava essa região e que emitia o som 'yapi-yapi'. A segunda, diz que a palavra japi significa 'nascentes de rios', sendo a tradução de "yapi" da língua tupi-guarani. Interessante, né?
É realmente muito bonita mas, nossa...sempre tive preguiça de passear na Serra do Japi, confesso. É grande demais, muito mato. Mas Jundiaí era sempre TÃO FRIA e com tanto vento, rs. Mas, vale a pena, gente! Façam trilhas lá e conheçam esse lugar maravilhoso!
Uma curiosidade sobre a Serra do Japi é que ela é a única floresta tropical em solo de quartzito do mundo (uma das rochas mais duras do planeta). É um raro remanescente de Mata Atlântica no interior do Estado de São Paulo.


Outro tipo interessante de turismo em Jundiaí são os Museus da Eletricidade, Museu da Música, Arte e Pesquisa e o Museu da Cia. Paulista de Estrada de Ferro (Museu Ferroviário Barão de Mauá) e no seu acervo há réplicas perfeitas de locomotivas a vapor, a sala de chefia de estação completa, sala de espera para senhoras entre outros objetos, bem como móveis e ainda maquetes de ferreomodelismo.


Hoje, especificamente, eu conheci um lugar muito interessante em Jundiaí. Fomos até uma adega de vinhos artesanais chamada 'Adega Mazieiro', MUITO LEGAL! Cheio de barris e tal e os visitantes podem tomar vinho a vontade e escolherem o seu favorito. O meu, no caso, foi o 'Rosé Suave', que delícia. Há vários outros tipos: Bordô, seco, etc. Muito legal!
Essa adega ficou famosa depois que o Papa esteve lá e levou o vinho da Adega Mazieiro para a Santa Ceia.
Para quem quiser ter o prazer de conhecer esse lugar muito interessante, o endereço é:
Av. Maria Negrini Negro, 2051. Sítio N. Sra. do Carmo. Caxambú - Jundiaí/ SP. O telefone é (11) 4584-1810.


Destaquei apenas alguns dos lugares interessantes da cidade mas, é claro que há vários outros! Não deixe de conhecer! Jundiaí é mara! :)

Para saber mais sobre a cidade acesse o site:

1 comments:

Anonymous said...

Amei o blog.
Já estou seguindo, segue: http://aestreladolivro.blogspot.com/