Subscribe:

Ads 468x60px

February 14, 2011

Guarapari (ES)

Guarapari é uma cidade maravilhosa! Tive a oportunidade de conhecê-la em 2005. Foi o destino da minha viagem de formatura da 8ª serie e, sem dúvidas, uma das viagens inesquecíveis da minha vida! A cidade litorânea fica a aproximadamente 64km da capital do Estado do Espírito Santo, Vitória.


A respeito da sua história, um breve resumo:

A história conta que um missionário de Tenerife, a maior das Ilhas Canárias, província da Espanha, de nobres famílias da Península, Llarena, Loyola, Núñes e Anchieta e ainda soldado do grande santo Inácio de Loyola, arribou a
estas terras brasileiras a 13 de julho de 1
.553. Era o Apóstolo José de Anchieta. Depois de haver evangelizado em outros cantos deste País, veio para a Capitania do Espírito Santo ao lugar chamado Reritiba, hoje Anchieta (Padre Antônio Núñes). Foi em 1.569, quando o Padre José de Anchieta percorria as terras do Espírito Santo como visitador dos jesuítas, encarregado de estabelecer novas aldeias para catequese dos índios Goitacazes, Purus Tupiniquins e Aimorés, sendo uma delas a de GUARAPARI, que determinou o nascer desta povoação. Mas só em 1.585, portando 16 anos depois, é que o Padre José de Anchieta fundou a quarta e última aldeia
em terras espírito-santenses, que recebeu os seguintes nomes: Aldeira do Rio Verde ou de Santa Maria do Guaraparim, Vila dos Jesuítas, Guaraparim e Guarapari.


O nome da cidade,Guarapari, tem como significado: Vocábulo de origem indígena, derivado de:
Guará - Garça ave (ibis rubra - nasce branca, torna-se cinza, volta embranquecer, e por fim, a sua coloração é .vermelho-carmesim).
Pari ou Parim - Pesqueiro, lugar cercado para apanhar peixe, curral.
Obs.:
Para Saint Hilaire, em 1818 e Dameon, em 1
879, Pári significava 'laço' ou 'armadilha'.
Para o Padre Jacomé Monteiro, em 1610 dizia que Parim significa 'manca'.


A vida noturna dos capixabas é mais agitada durante o verão. Algumas das atrações são:
O Pedreira Adventures Park, em Perocão; a boate Luazul em Nova Guarapari (eu ri muito quando li o nome desse lugar porque eu lembrei da música 'Boate Azul', que pelo jeito fica no Espírito Santo, hahaha); Multiplace Mais, em Meaípe, e a Boate Esfiger, no bairro Boa Vista.


Falando em praias, a região é coberta de praias LINDAS, realmente muito lindas, pelo que eu me lembre. Algumas delas: Três praias, Santa Mônica, Praia de Setiba Pina (Setibão), Praia das Virtudes, Praia D'Ulê, Praia do Morro, Praia dos Namorados, etc, etc.
Outra coisa interessante nas praias de G
uarapari é o Turismo Submarino. A região possui lugares ótimos para mergulho tanto para iniciantes quanto para experientes. Bem legal!


A cultura da região de Guarapari conta com artesanatos feito com conchas, panelas de barro, vime e taquara, entalhe em madeira, artesanato em côco e barquinhos em miniatura. Quando eu estive em Guarapari aproveitei para comprar artesanatos de lembrancinhas para minha família e me lembro de ter comprado trabalhos co
m conchas e barquinhos em miniat
ura. As feirinhas são super cheia de novidades e lembrancinhas bonitas.


Pretendo voltar à Guarapari para atualizar minhas lembranças. Mas, você não pode deixar de conhecer essa região cheia de história e do bonito sotaque dos capixabas.
Para saber mais sobre a cultura, turi
smo e hospedagem em Guarapari acesse o site:

Fotos da minha viagem para Guarapari em novembro de 2005:


Passeio de escuna na Praia do Morro;


Vista da Praia do Morro;

não me lembro bem de onde fica este "PAZ" mas, é em Guarapari, rs;

Pulei em mar aberto no passeio de escuna;

0 comments: