Subscribe:

Ads 468x60px

July 2, 2011

Alphaville (SP)


Esse bairro de Barueri, que começou como condomínio fechado na década de 70, hoje é um vigoroso centro empresarial. A concentração de escritórios estimulou o crescimento da rede hoteleira e de serviços - mas, também trouxe trânsito intenso nos horários de pico. A ligação de Alphaville com São Paulo é pedagiada: há postos de cobrança no km 18 (sentido interior) e km 20 (sentido capital) da Rodovia Castello Branco.

Alphaville abriga mais de 12 mil residências, 42 edifícios residenciais e 16 comerciais.Totalmente urbanizado e com segurança própria, sendo independente.

Possui uma população fixa estimada em 50 mil habitantes e uma flutuante de 150 mil pessoas por dia, formada por quem ali trabalha ou visita o bairro, a passeio ou a negócios. A região conta com cinco hospitais 24 horas e muitas clínicas, seis laboratórios, 16 agências bancárias, oito hotéis e flats, cinema (no Shopping Tamboré, onde há nove salas) e quatro supermercados. Inicialmente previa-se chegar ao Alphaville 15, mas o último a ser lançado, ainda no século XX, foi o Alphaville 12 — não há condomínio com o número 7, embora haja um com o número 0.

Fui moradora de Alphaville durante 1 ano (2000-2001). Minha memória não está muito fresca pois, na época eu tinha 10 anos de idade, ou seja, há 10 anos morei em Alphaville, rs. Mas, lembro que na esquina de baixo do apartamento onde eu morava, ficava a Universidade do Hambúrguer.


"A Universidade do Hambúrguer (UH) brasileira foi inaugurada em outubro de 1997, junto à sede do McDonald’s no País, em Alphaville. Além do Brasil, apenas Estados Unidos, Alemanha, Japão, Inglaterra, Austrália e Hong Kong contam com iniciativas semelhantes. Criada com a finalidade de oferecer cursos de especialização em todos os aspectos da operação dos restaurantes McDonald’s, a UH brasileira representou um investimento de R$ 7 milhões, e já recebeu até hoje 1.367 alunos". (dados de 2001).

Além disso, minha casa ficava muito próximo ao Shopping Tamboré. Ótima opção para passeios em família, etc.


O bairro de Barueri também conta com um museu interessante. O museu da Bíblia. Não é necessário ser religioso para curtir esse museu interativo que conta a história da Bíblia. Numa estante fechada são expostos 144 volumes escritos em vários idiomas e dialetos. Há também edições do Antigo Testamento em hebraico, grego, português e inglês, uma reprodução da Bíblia germânica traduzida por Martinho Lutero em 1545 e a réplica da prensa de Gutemberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história. As crianças se entretêm com os audiovisuais sobre personagens do livro. O museu fica na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 672 no Centro de Eventos de Barueri (V. Porto). Telefone: (11) 4168-6225. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de: Terça-feira à domingo das 9h às 17h.

Alphaville também conta com uma ótima rede de hotéis:

1 comments:

Jake said...

Incredible stories, great pictures, invaluable experiences!