Subscribe:

Ads 468x60px

May 15, 2011

Recife (PE)

Este é, sem dúvidas, um dos posts mais "fresquinhos" já escritos aqui no Trip&Fun. Isso porque cheguei ontem de Recife. Tive a oportunidade de estar, durante uma semana, conhecendo diversas cidades e pontos turísticos em Pernambuco, incluindo, Recife. Um lugar que vale muito a pena conhecer!

Recife é uma cidade encantadora! Porta de entrada para alguns dos destinos de praias mais desejados do país, como Porto de Galinhas, a uma hora de estrada. Museus de alto nível, como os da família Brennand e a Fundação Gilberto Freyre. Além disso, no Pátio de São Pedro e em outras praças, acontecem shows de maracatú, forró e manguebeats.

Também do Pátio de São Pedro, fica o Marco Zero de Pernambuco! Super bonito!

Marco Zero

A paisagem urbana é muito interessante. Toda cortada por rios e pontes e cheia de igrejas que testemunharam a mescla dos domínios português e holandês no século XVII.
A praia de Boa Viagem é MA-RA-VI-LHO-SA! Eu tive a "sorte" de visitar a cidade em tempos de chuvas e, por isso, infelizmente não pude nem curtir aquele solzinho nordestino. É, uma pena mas, o que eu posso dizer com toda certeza é que as praias são de OUTRO NÍVEL! Litoral paulista não chega nem perto da beleza e riqueza das praias deste lugar! Em Boa Viagem há vários edifícios de luxo a beira-mar. Hotéis, residências, restaurantes, bares e os quiosques na beira das praias são super bonitos, bem iluminados e contam com um bom atendimento!


Praia de Boa Viagem

Na orla da praia de Boa Viagem tem um parque chamado "Parque Dona Lindú" que o ex-presidente Lula e o prefeito de Recife inauguraram em 2008. O parque leva este nome em homenagem à mãe de Lula, que se chama Lindú. O parque é lindo. Conta com uma galeria de arte, playgrounds ao ar livre e um imenso espaço para lazer!



Em Recife e São Paulo, o trânsito é bem parecido. Nem sempre as ruas contam com retornos fáceis, caso seja necessário voltar para algum lugar. Mas, a cidade conta com linha de metrôs e ônibus que são de fácil acesso.

No local conhecido como Recife Antigo, ficam as construções históricas. Antigas igrejas, antigos prédios da prefeitura, antigo presídio, etc. A invasão holandesa no século XVII marcou um período de liberdade religiosa no Recife e atraiu judeus perseguidos na Europa, que se estabeleceram na então apelidada "Rua dos Judeus", um dos berços do Recife Antigo. O nome da rua mudou para Bom Jesus, a antiga sinagoga virou museu, velhas construções foram restauradas e a vida boêmia começou a pulsar em bares, restaurantes e centros culturais da região!


Rua da Aurora

CURIOSIDADES

Uma coisa interessante em Recife é o sotaque das pessoas. Os recifenses falam meio que cantando, sabe? Diferente de pessoas que moram no interior do estado, por exemplo. Em Recife, a entonação na hora de falar é forte e a maioria das pessoas falam alto. Mas, é super bonito de ouvir. Para pessoas que estão acostumadas (avó pernambucana) é tranquilo acostumar com as diferenças de português. Existem algumas situações e expressões engraçadas. Tive a oportunidade de dividir algumas idéias com primos que moram em Recife.

Lá, as pessoas não dizem que "está fazendo sol lá fora". Eles dizem que o tempo "estiou".

É absurdamente comum as pessoas chamarem os pais de "painho" e "mainha".

Eles são acostumados a comer cuzcuz, ovos fritos, frango assado e pão recheados com queijo (ao invés de manteiga, como paulistas fazem) no café da manhã!!!!

Eles chamam pernilongo de MURISSÓCA! Engraçado, né? Uma das minhas tias me perguntou o que era pernilongo. Eu juro que não acreditei! Massss, é normal! rs

Eles comem muito, o tempo todo, sempre comendo. Recebem visita em casa e oferecem quase a geladeira inteira! rs... em São Paulo nós oferecemos uma coca-cola e OLHE LÁ! rs

Os paulistas dizem: Vou ali e já volto, viu?
Os recifenses dizem: Vou até ali e já volto, visse?

Eles adoram buchada de bode, gente! Todo mundo come isso, fala disso, deseja isso! rs ...tenso! Lá, eles comem muito carne de sol (charque), carne de bode, paçoca, dobradinha, buchada e chambaril!

Eles acham estranho o jeito que os paulistas falam, muito mais do que nós achamos engraçado o jeito que eles falam!

Há uma infinidade de palavras, sons, costumes, entre outras coisas, que eu percebi grande diferença entre os paulistas e os recifenses mas, não consigo me lembrar de todas! rs...desculpe. Ninguém é de ferro!



Mas, vale a pena conhecer a cidade. As pessoas são acolhedoras e bem hospitaleiras. Claro que sempre tem aqueles mal educados e eu tive vontade de bater em uma senhora do meu lado em um restaurante. A fulana pegou a concha da minha mão para por feijão e disse: "Dá licença que eu quero por aqui."
Daí eu pensei: Meu, como assim? Essa mulher tá louca, só pode. Respondi à ela e não foi uma situação agradável mas, é sempre assim. Tem gente folgada em todo lugar!

Há uma infinidade de coisas interessantes sobre Recife mas, que você mesmo deve conferir! Vale a pena, gente! O lugar é maravilhoso! Comentei com meus pais que eu mudaria de São Paulo se fosse para morar em Recife, sério! O lugar é muito bom mesmo!
Se você quiser saber mais sobre turismo, gastronomia, entre outros, sobre a cidade, acesse:

0 comments: