Subscribe:

Ads 468x60px

December 4, 2010

Capitólio (MG)

A cidade de Capitólio (MG) começou a ser desenhada por volta de 1800 quando surgiram na região, conhecida como "Mata do Rio Piumhi", dois portugueses, Machado de Faria e Gonçalves de Morais. O potencial das matas, praticamente intocadas, chamou a atenção dos estrangeiros que foram os primeiros exploradores da região.

Após alguns anos de investimentos, na agricultura do lugar pelas famílias dos primitivos portugueses e dos tropeiros, as matas do Rio Piumhi já haviam se transformado em bonitas e produtivas fazendas, nas primeiras décadas do século XIX. O movimento e o comércio na região aumentavam muito.

Hoje Capitólio se tornou um ponto turístico muito importante de Minas Gerais. Repleta de cachoeiras de águas cristalinas e multi-quedas, como: a Cachoeira do Grito e a Cachoeira do Poço Dourado, além de uma rica diversidade de vegetação.

Cartão postal da região, a Cachoeira do Grito é de fácil acesso e o local mais visitado pelos turistas. Seu nome remete-se à tradição das pessoas que, ao se banharem em suas águas, deixam as superstições e medos para trás, com um grito bem forte que ecoa por todo o riacho.

Já, para chegar à Cachoeira do Poço Dourado, é necessário atravessar uma exuberante floresta, com bromélias, samambaias, orquídeas, violetas, musgos e muitas outras variedades de plantas. Lugar de rara beleza, a Cachoeira do Poço Dourado também possui flora intacta e águas cristalinas. Além da maravilhosa vista de trilhas de campos, cânions e vales com vegetação bem característica do cerrado mineiro e as diversas formas de vegetação da região da Represa de Furnas e da Serra da Canastra.

Esse lugar é realmente lindo! Conheci (foto) durante as férias de julho deste ano e por acaso. Recomendo os passeios e escuna e é claro, o restaurante do Rio Turvo que é MA-RA!

Para quem deseja se hospedar na cidade, algumas opções de pousadas:

www.pousadadorioturvo.com.br

www.pousadafechodaserra.com.br

www.pousadacachoeiradolobo.com.br

3 comments:

LuiZ Andrade said...

Oi Nathália!
Legal seu blog recém-nascido!

Esta região de Capitólio é realmente mágica. Eu tb a descobri por acaso, na época da faculdade, viajando com amigos a esmo e caçando riachos e rios "escondidos" (a gente procurava por aquelas concentrações de árvores e mata nas ravinas, e partia pra chegar mais perto).

Nisso, descobrimos muitos lugares magníficos, e um deles, eu continuo sempre que posso voltando lá. É provavelmente a parte alta do local da sua foto, caso esta seja num cânion com uma grande cachoeira no canto esquerdo. O tal lugar é o caminho que se toma pelo próprio rio que deságua nesta cachoeira.
Fica entre Passos e Capitólio e vale qq viagem.

É isso aí. Parabéns e continue escrevendo!

Abs,
LuiZ

Nathalia Coelho said...

Oi Luiz!
Muito obrigada pelo comentário. Esse é de fato um blog recém-nascido! rs ainda tenho muita coisa para ajeitar nele!!

Capitólio é um lugar muito bonito mesmo. E a minha foto é exatamente nesse lugar que você disse. Entre os cânions e tal...estive lá só uma vez, mas pretendo voltar em breve.

Continuarei escrevendo, pode deixar!

Um abraço

Nathália.

Maycoln campos said...

OLÁ NATHALIA,SOU MAYCOLN CAMPOS, GOSTEI DE SUA POSTAGEM RELACIONADA A CIDADE DE CAPITOLIO.
SOU MINEIRO E NUNCA SOUBE DESSA CIDADE, DESCOBRI POR ACASO, NUMA CONVERSA COM UM AMIGO NO QUARTEL.
OBRIGADO PELA SUGESTÃO DE HOSPEDAGEM, SERÁ MEU PROXIMO DESTINO.

SUCESSO COM SEU BLOG.
PARABÉNS.