Subscribe:

Ads 468x60px

December 18, 2010

Brejo da Madre de Deus (PE)

Você já ouviu falar nessa cidade? Não, né? Provavelmente, não. O Brejo da Madre de Deus fica a aproximadamente 400 km de distância da capital do Estado, Recife, e conta com uma população de cerca de 40.605 habitantes (em toda região). A cidade tem essa nome em virtude de um acidente geográfico. Um vale formado pelas serras da Prata, Estrago e Amaro, também conhecida como Serra do Ponto. Nesse lugar os padres da congregação São Felipe Nery fundaram um hospício em 1751 nas margens de um riacho conhecido como Madre de Deus. Interessante, né?

Casarios da Cidade de Brejo da Madre de Deus, Pernambuco Brasil - Hotel Pousada Peter - Galeria de Arte, Olinda, Pernambuco, Brasil

A cidade tem uma formação rochosa, chão árido e o clima frio provocado pela altitude. Você que está aí pensando que essa cidade não é conhecida, até cenário de filmes ela já foi. "A Noite do Espantalho", com participação e trilha de Alceu Valença, "Terra sem Deus", "A Vingança dos 12" e "Riacho de Sangue". É, concordo que os nomes dos filmes não são muito atrativos. Mas, tenho uma curiosidade muito grande de conhecer essa cidade. A propósito, minha avó nasceu no Brejo da Madre de Deus (em um almoço de família falando sobre a cidade resolvi escrever sobre) e conta que é um lugar bonito, claro que não muito badalado por ser uma cidade de interior, mas a comida é muito boa (posso confirmar, porque há 19 anos eu tenho o privilégio de ter a comida pernambucana em casa, rs) e a cultura nordestina é realmente muito interessante. Descobri entre conversas de família que "posso" ter parentescos com participantes da Revolução Pernambucana de 1817. Que coisa.

Igreja de São José - Cidade de Brejo da Madre de Deus, Pernambuco Brasil - Hotel Pousada Peter - Galeria de Arte, Olinda, Pernambuco, Brasil

A cidade é muito conhecida na região na época da Semana Santa. Uma festa tradicional, que mexe com a fé local, é a de São José, padroeiro da cidade, comemorada no dia 19 de marco. No distrito de Fazenda Nova há festejos de Sant' ana, que acontecem menos de um mês após o São João.

Museu Histórico - Cidade de Brejo da Madre de Deus, Pernambuco Brasil - Hotel Pousada Peter - Galeria de Arte, Olinda, Pernambuco, Brasil

Segundo minha avó, os principais atrativos da cidade são:
A Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, o Museu Local e o Teatro de Nova Jerusalém. Todos os anos, durante a Semana Santa, acontece o espetáculo Paixão de Cristo no Teatro de Nova Jerusalém, em que os últimos dias da vida de Cristo são encenados, shows pirotécnicos e cerca de 200 mil pessoas comparecem no local, anualmente.
O lugar, apesar do nome engraçado, carrega muitas histórias e tradições nordestinas e interessantes que devem ser conhecidas.

1 comments:

Rafael Martinez said...

Matéria muito boa. Não desista nunca desse projeto. A princípio, pode não dar muita "audiência", mas a qualidade que tem trará cada vez mais e mais leitores. Seja persistente. Parabéns!

Rafael Martinez