Subscribe:

Ads 468x60px

March 8, 2011

Vitória (ES)


Vitória é a capital do Estado do Espírito Santo. Localizada a 910km de São Paulo e 1279km de Brasília, a cidade tem crescido muito nos últimos anos. Estive na cidade em novembro de 2005 mas, eu ainda era muito nova, não dava importância para estas coisas. Por isso, estive pesquisando sobre as novidades da cidade no Guia Quatro Rodas - Brasil 2011 e vi que o aumento no número de empresas privatizadas no Estado e o crescimento da eficiência dos Portos de Tubarão e Vitória impulsionam o turismo de negócios na capital capixaba.


Em torno da Praia do Canto existe uma área bem moderna com ótimos restaurantes e cafés chiques. A cidade conta com um clima muito agradável, com ruas e avenidas emolduradas por grandes pedras e pelo mar. No centro da cidade é possível notar edifícios coloniais e igrejas de variados estilos, erguidas no início da República.



A cidade é repleta de várias atrações e lugares interessantes de conhecer. Os turistas geralmente gostam de comprar panelas de barro em Vitória. Os capixabas dizem que panela de barro, para dar boa moqueca, precisa ter sido feita pelas Paneleiras de Goiabeiras. A fabricação, herança indígena passada de geração em geração, depende da argila retirada do Vale do Mulembá, mangue próximo ao local onde as peças são produzidas. Depois de tratado, o barro é modelado e fica dias e dias secando. Só ai ganha o acabamento e se transforma nas famosas panelas (que custam a partir de R$12), que também podem se usadas para outras receitas e vão ao forno e ao micro-ondas. Legal, né? O trabalho é feito em um galpão e você pode se informar pelo telefone (27) 3327-0519.


Construções Históricas também são algo forte na cidade de Vitória. Um passeio a pé pelo centro da cidade, também conhecida como Cidade Alta, revela o patrimônio histórico que a cidade conseguiu conservar. Lugares como o Palácio Anchieta, a Catedral Metropolitana, Capela de Sta. Luzia (construída no século XXVII), Convento São Francisco, Igreja N. S. do Carmo, Teatro Carlos Gomes, etc.


Em Vitória é possível fazer passeios de escuna, a caminhada de 4 dias (25km por dia) pelos passos do Padre de Anchieta e também passeios de trem. Um passeio pra lá de especial, que eu NÃO perdi: Passando a ponte para a cidade de Vila Velha, o Convento da Penha (1558) é um local interessante para se visitar. Um dos santuários mais antigos do Brasil. Ele é localizado a 154m de altitude e foi construído sobre um rochedo. Do alto é possível avistar Vila Velha, Vitória e municípios vizinhos. VALE A PENA CONHECER!


0 comments: